Primeiro de Maio é internacionalmente conhecido como o Dia do Trabalhador.

A homenagem aos trabalhadores remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas por dia.

Durante a manifestação houveram muitos confrontos com a polícia, o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. E este acontecimento serviu de inspiração para muitas outras manifestações que se seguiram.

Estas lutas operárias não foram em vão. Os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho e também estão sancionados por Constituições.

O dia do trabalhador, celebrado em 1 de maio, se tornou um marco na história mundial e comemora todas as profissões. Mas desde a primeira Revolução Industrial, o conceito de trabalho vem passando por diversas mudanças e novas tecnologias fazem surgir todos os dias diferentes funções e profissões.

Toda a transformação, porém, manteve uma constância: o fator humano. Valorizar o trabalhador é, portanto, um importante papel de todos.

Feliz dia do trabalhador para quem ama e tem orgulho do que faz, para quem colhe os frutos de seu trabalho com garra, perseverança, respeito pelo próximo e honestidade. O dia é de todos que são responsáveis pelas conquistas desse mundo inteiro!

#diadotrabalhador