Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Institucional

  • 01O que é o Espro?

    Fundado em 1979, o Espro - Ensino Social Profissionalizante é uma organização sem fins lucrativos que atua com capacitação profissional básica, Aprendizagem e com a inclusão de jovens no mundo do trabalho. O Espro seleciona, capacita, prepara e encaminha jovens para empresas em diversas regiões do país por meio da inserção em Programas de Aprendizagem, de acordo com a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00).

    O Espro atende jovens a partir de 14 anos em situação de vulnerabilidade social, matriculados ou concluintes da rede pública de ensino, inclusive portadores de deficiência.

    São 22 mil jovens atendidos a cada ano pelo Espro, e mais de 1.500 empresas parceiras.

  • 02Qual é o objetivo da instituição?

    Por meio da missão, da visão e dos valores, o Espro tem por objetivo promover a inclusão de jovens, por meio de ações educativas e inserção no mundo do trabalho. Sempre com ética, excelência, transparência e responsabilidade social.

  • 03O Espro possui Governança Corporativa?

    Sim. Para promover maior transparência, excelência na prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa, o Espro estruturou, em 2009, a Governança Corporativa que é formada pelos Conselhos Diretor, Fiscal e Consultivo, além de dois comitês Estratégia, Performance e Pessoas, e Auditoria e Gestão de Riscos (todos formados por Conselheiros voluntários). A parte executiva e remunerada é formada por um Controller e três superintendências (Executiva, Operacional e Administrativa e Financeira).

  • 04O Espro tem uma Política de Qualidade?

    Sim. A Política de Qualidade tem como compromisso satisfazer os públicos atendidos pela instituição e superar suas expectativas, para melhorar de forma contínua e sustentável o seu Sistema de Gestão, com a capacitação de seus colaboradores e aprimoramento de suas parcerias com fornecedores. Por isso, o Espro é uma das poucas instituições do terceiro setor que trabalha com a gestão por processos. E para auxiliar na medição do desempenho, o Espro adotou os indicadores de desempenho como o Key Performance Indicators (KPI) e Balanced Scorecard (BSC).

  • 05A instituição possui alguma certificação?

    Sim, o Espro desde 2008 é certificado pela ISO 9001:2008, escopo “Gestão do Vínculo Empregatício dos Aprendizes que atuam na cidade de São Paulo” e foi certificado pela NGO Beachmarking no período de 03/12/2008 a 03/06/10. Este título atesta melhores práticas  em governança e padrões internacionais de gestão no Terceiro Setor. Além disso, o Espro é referência pelos trabalhos que desenvolve e foi uma das primeiras instituições  do terceiro setor a receber o selo Parceiros da Aprendizagem, concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) às instituições que se destacam pelas boas práticas e cumprimentos legais.

  • 06Onde posso encontrar uma unidade Espro?

    A matriz da instituição fica em São Paulo. Além disso, o Espro conta com unidades de atendimento na capital e região metropolitana.  As filiais realizam o atendimento de todas as áreas do Brasil e estão localizadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Brasília, e Campinas. Os Polos Regionais atendem cidades com um raio de 100 km de sua localização. O que garante a cobertura de atendimento em mais de 2.202 municípios. Para ter acesso aos dados de contato de todas elas, clique aqui.

  • 07Quais são áreas de atuação da instituição?

    São quatro os pilares de atuação: a Formação Profissional para o Mundo do Trabalho, Aprendizagem, Oficinas de Arte e Cultura e o DDS - Departamento de Desenvolvimento Social.

  • 08O que é a Formação Profissional para o Mundo do Trabalho?

    É um curso gratuito, com foco comportamental, que prepara os adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho.

  • 09O que é o Aprendiz Espro?

    São adolescentes e jovens, em sua primeira experiência profissional nos regimes CLT, que podem aprofundar seu conhecimento profissional dentro de uma área especifica de atuação, enquanto trabalham. Têm uma carga de Aprendizagem teórica e prática, sendo que,  semanalmente, passam um dia de atividade no Espro e quatro dias de atividades práticas na Empresa Parceira.

  • 10O que são as Oficinas de Arte e Cultura?

    É uma ação complementar que proporciona aos jovens a ampliação do universo informacional e cultural, bem como o desenvolvimento de novas habilidades. No ano de 2015, estas oficinas serão realizadas em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

  • 11Qual é a função do DDS - Departamento de Desenvolvimento Social?

    A atuação do Espro não se restringe apenas aos jovens, mas, estende-se também a familiares e comunidades locais. Por meio do DDS - Departamento de Desenvolvimento Social, o Espro desenvolve projetos sociais com foco na formação político- cidadã, resgatando ou fortalecendo o protagonismo nas relações. Os participantes são impulsionados a uma reflexão crítica, que atua no desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção no mundo do trabalho.

  • 12Quem pode ser atendido pelo Espro?

    Jovens a partir de 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, matriculados ou concluintes da rede pública de ensino ou cursando universidades, inclusive portadores de deficiência.

  • 13Como faço para ser um jovem Aprendiz?

    Os jovens que têm o interesse de serem Aprendizes, devem cadastrar os currículos pelo site Espro (Clique aqui para acessar a página).

    É importante que os jovens interessados realizem o curso de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho, oferecido gratuitamente nas unidades parceiras do Espro.

    São mais de 1.500 empresas que disponibilizam oportunidades aos jovens, por meio de Programas de Aprendizagem.

    Ao surgirem vagas, os jovens são contactados pela área de Recrutamento e Seleção do Espro, que realizam entrevistas individuais com cada um e aprovados nesta etapa, vão para entrevista com a empresa parceira. Se estiver no perfil da vaga, são contratados por dois anos, realizam etapa teórica no Espro (um dia) e prática na empresa (quatro dias).

  • 14Como faço para me tornar uma empresa parceira ao Espro?

    Você deve contatar a área de Marketing e Relacionamento, que conta com uma equipe de consultores especializados que atenderão a sua empresa de forma personalizada. Entre em contato com os nossos consultores pelos telefones:
    São Paulo: (11) 2504-1174
    Belo Horizonte: (31) 3506-1900
    Brasília: (61) 3226-1512
    Campinas: (19) 3722-0004
    Curitiba: (41) 3075-2750
    Recife: (81) 3424-8166
    Rio de Janeiro: (21) 3513-6400
    Porto Alegre: (51) 3085-5707 

  • 15Sou jovem Aprendiz, preciso tirar minhas dúvidas. Como fazer?

    Você pode contatar a Central de Atendimento, responsável pelo atendimento aos jovens, que utiliza canais de atendimento personalizados, por telefone, e-mail ou presencial.  Neste canal são solucionadas dúvidas sobre pagamentos de benefícios, salário, treinamentos e todos os aspectos que envolvem o programa. Os contatos são: telefone (11) 2504-1174, e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)