Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3367-9976
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

O investimento que gera impacto social

Dia de doar 2015

O dia 1 de dezembro poderia ser um dia comum, mas este ano ele representará bem mais. Nesta data acontece o #DiadeDoar #GivingTuesday que  é uma ação para celebrar a doação e encorajar doações maiores, melhores e mais inteligentes durante a época de festas. É um princípio norteador para encorajar a criatividade e a energia de pessoas no Brasil e no mundo para trabalharem juntas para o bem.

O Espro – Ensino Social Profissionalizante teve, recentemente, um projeto social aprovado pela Lei Rouanet, o de Oficinas de Formação de Arte e Cultura. Agora é possível direcionar parte do seu Imposto de Renda para este projeto, que oferece aos jovens da instituição aulas gratuitas de teatro, dança, canto e violão.  O objetivo das Oficinas de Arte e Cultura do Espro é  formar profissionais criativos, proativos, com habilidades e competências que propiciem a atuação social e a inserção no mercado de trabalho. Inauguradas em 2009, elas  fazem do jovem elemento central da prática educativa do projeto  e é incentivado a participar de todas as etapas das atividades, desde a elaboração, produção até a execução. E

Entenda mais sobre a Lei Rouanet:

É a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Nº 8.313), conhecida como Lei Rouanet, por causa do então ministro da Cultura Sérgio Paulo Rouanet. O objetivo da lei é promover, proteger e valorizar as expressões culturais nacionais por meio de incentivos fiscais.

Os incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total ou parte do valor desembolsado deduzido do imposto devido, dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária. Para empresas, até 4% do imposto devido; para pessoas físicas, até 6% do imposto devido. O valor vai ser deduzido apenas no ano seguinte à doação.

Podem doar: pessoas físicas que declaram Imposto de Renda no formato completo e empresas tributadas com base no lucro real.

Clique aqui e saiba quanto você pode doar!

Além disso, se sua empresa possui uma verba anual voltada a projetos e às instituições, você pode destiná-la aos projetos do Espro. Para entendê-los melhor e saber como realizar doações entre em contato com a área de Captação de Recursos do Espro: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: 11 2699-0376

 

A área de Captação de Recursos do Espro busca parcerias com empresas e institutos que possuam alinhamento social ligado à educação de jovens. O objetivo é potencializar o número de inserção de jovens no primeiro emprego e promover o estímulo ao protagonismo juvenil e ao exercício da cidadania  por meio da capacitação realizada no Programa de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho e em projetos como as Oficinas de Arte e Cultura do Espro.

Para que isto ocorra, o Espro necessita do apoio de outras organizações alinhadas com sua missão para angariar recursos por meio de patrocínio.
Todo o suporte necessário aos patrocinadores para a realização das atividades e também a estruturação de novos projetos é oferecido, em contrapartida, pelo Espro que também cria todo o planejamento estratégico das ações de divulgação e comunicação, da triagem de jovens, do estudo de localidades e do relacionamento com os públicos atendidos.
A Formação Profissional para o Mundo do Trabalho desperta o espírito empreendedor dos jovens, além de trabalhar o aspecto comportamental no ambiente corporativo. As Oficinas de Arte e Cultura, por sua vez, estimulam a criatividade e promovem uma formação integrada e multidisciplinar, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento inter e intrapessoal.

Só em 2012, o Espro formou cerca de 9.600 mil jovens na Formação Profissional para o Mundo do Trabalho e levou cerca de 1,3 mil espectadores à peça “Aventuras do Universo Literário” realizada, no mesmo ano, por mais de 140 jovens de 14 a 24 anos que participaram de aulas gratuitas de dança, música, coral, percussão corporal e interpretação.

Parceiros em 2013

A primeira parceria fechada foi com o Instituto Cyrela, que atendeu, por meio de um projeto piloto, jovens no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os bons resultados garantiram a continuidade do programa para mais 18 turmas, ou seja, 540 jovens em todo o Brasil, com sete turmas em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, três em Porto Alegre, duas em Curitiba e duas em Brasília.

Em seguida, foi a vez da Votorantim Cimentos e Engemix – em conjunto com o Espro – desenvolver  um programa para atender 30 jovens  em situação de vulnerabilidade social, de comunidades vizinhas à empresa, em São Paulo. Estes jovens tiveram a oportunidade de fazer um curso com ênfase em Logística e Gerenciamento de Estoque. O projeto também foi aprovado para a região de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, para a formação de mais 35 jovens da região.

Recentemente firmou-se também uma parceria com a Atento, por meio do projeto 'Atentos para o Futuro' para a Formação profissional de jovens maiores. Este trabalho contempla o programa de voluntariado da corporação, no qual os próprios colaboradores da Atento voluntariamente ministram conteúdos específicos.
 

Em 2013, a Cyrela, por meio do Instituto Cyrela investiu na capacitação de 609 jovens, em diversas capitais do país, por meio do Programa de Formação para o Mundo do Trabalho, um curso gratuito totalmente moldado pelo Espro e que tem como objetivo proporcionar visão empreendedora para jovens e respectivas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Turmas foram formadas em Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Jovens com idades entre 17 e 22 anos participaram de aulas teóricas e atividades curriculares e extracurriculares desenvolvidas, a partir de Matriz Curricular formatada por técnicos especializados do Espro.

Mais de 2.400 pessoas, considerando a participação também de familiares, em atividades como o Programa de Geração de Renda e estendidas para os moradores das comunidades e contaram com o apoio de instituições que tinham como objetivo a inclusão destes, no Mundo do Trabalho. Foram oferecidos oficinas e cursos como manicure, artes, estamparia, entre outros, com o objetivo de ampliar as fontes de renda para a promoção de melhoria na qualidade de vida.

Números Instituto Cyrela

5 capitais brasileiras

893 inscritos

+ 2.400 pessoas impactadas

487 conquistaram colocação no mercado de trabalho.

jovemaprendiz_engemix2

A Engemix – Negócio Concreto da Votorantim Cimentos, em parceria com Espro ofereceu formação integral para 28 jovens e respectivas famílias residentes em comunidades vizinhas da unidade da empresa, em São Paulo, no bairro do Jaguaré, zona oeste. A unidade Engemix, por meio do projeto Negócio Concreto da Votorantim, ofereceu vagas para o curso Preparação para o Mundo Trabalho, com foco no desenvolvimento comunitário nas comunidades: Favela do 9, Favela da Linha, Conjunto Habitacional Cingapura e Madeirit.

Por meio da área de Responsabilidade Social, a empresa dialogou com lideranças locais com o objetivo de identificar as principais necessidades, no que diz respeito a capacitação para o jovens. A partir daí e das características da região (que abriga muitos centros de distribuição, inclusive o Ceagesp), chegou- se à conclusão de que cursos com ênfase em Logística e Gerenciamento de Estoque atenderiam a demanda local para a preparação dos jovens. A parceria entre o Espro e a Votorantim foi firmada em 2013 e também contemplou uma turma em Jaboatão dos Guararapes (PE) que, com apoio da Prefeitura ofereceu para 36 jovens da comunidade de Muribeca, nos arredores às instalações da empresa, o primeiro módulo de um curso com foco em Operações Mecânicas.

Números Engemix - Votorantim Cimentos

5 comunidades, sendo uma em Jaboatão/PE e as demais, em São Paulo/SP

+ 207 pessoas impactadas

 

48 concluintes

jovemaprendiz_atento.png

Por meio do projeto Atentos para o Futuro, cerca de 670 pessoas também foram impactadas e tiveram vidas transformadas.

Em 2013, a Atento investiu na capacitação de 169 jovens, nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, por meio do Programa de Formação para o Mundo do Trabalho. Sete turmas compostas de jovens com idades entre 17 e 22 anos participaram de aulas teóricas e atividades curriculares e extracurriculares desenvolvidas, a partir de Matriz Curricular formatada por técnicos especializados do Espro.

Mais de 670 pessoas, considerando a participação também de familiares em atividades como o Programa de Geração de Renda e estendidas para moradores das comunidades. Foram oferecidos oficinas e cursos como manicure, artes, entre outros, com o objetivo de ampliar as fontes de renda para a promoção de melhoria na qualidade de vida.

Tais resultados foram alcançados por meio do projeto Atentos ao Futuro , com foco na formação profissional de jovens e que conta com a participação voluntária de colaboradores da Atento na aplicação de aulas com conteúdos específicos sobre a área de atuação da empresa.

Números Atento

3 capitais brasileiras

303 inscritos

+ 607 pessoas impactadas

 

Mande um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligue 11 2699-0400 (área de Captação de Recursos) e saiba como a sua empresa pode concretizar um projeto de Responsabilidade Social que transforma, anualmente, a vida de milhares de jovens, famílias e comunidades.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)