Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Sociocomunitário

Famílias e Desenvolvimento Comunitário

As ações do Espro não se limitam à preparação de jovens para o mundo do trabalho. O senso de Responsabilidade Social da instituição está presente na comunidade em que os jovens vivem e os impactos, nas respectivas famílias. Por isso, o Espro busca envolver os familiares, parceiros e as comunidades locais, por meio do Departamento de Desenvolvimento Social (DDS).

Em 2012, o DDS atendeu 10.720 pessoas por meio de ações sociais nas comunidades, e também de cursos de Geração de Renda, que buscam melhorar a qualidade de vida, diminuir os índices de violência doméstica, aumentar a empregabilidade e o acesso a bens e serviços. Houve ainda, a realização de cursos de capacitação para a família com foco na geração de renda. O DDS não se resume a aplicação de cursos ou técnicas de empreendedorismo.

O DDS é a área responsável em desenvolver as atividades socioassistenciais, socioeducativas, além de campanhas e ações que envolvam as famílias e a comunidade, contribuindo para a qualidade de vida, o resgate da cidadania e para o aumento da autoestima dos públicos atendidos, além de proporcionar acesso a bens e serviços, assim como  conhecimentos sobre direitos sociais. A essência desta área é promover transformação e impacto social. Campanhas nas comunidades também são desenvolvidas tendo em vista o exercício puro da cidadania e solidariedade, pois todos os atores de uma determinada região ou ponto de abrangência de uma unidade são envolvidos e trabalham para um bem comum.

Resgate da Cidadania

O trabalho realizado com os públicos família e comunidade, também tem foco em sua inserção no mercado de trabalho, a partir de ações desenvolvidas por meio de oficinas de capacitação e geração de renda, juntamente com instituições parceiras atuantes nas regiões e comunidades de atuação do Espro. Todas as ações realizadas simultaneamente, acabam contribuindo para a ruptura das situações de fragilidade de vínculos, grau de vulnerabilidade e reconstrução do processo emancipatório.

Famílias

Geração de Renda

Entre as atividades realizadas com foco nas famílias, estão os Cursos para Geração de Renda, que consistem em cursos gratuitos de qualificação profissional, entre eles: Empreendedor em Pequenos Negócios, Manicure, Decoração, Estamparia e outros que são realizados de acordo com a cultura local. Há histórias de famílias inteiras que foram transformadas motivadas pela iniciativa do Jovem Aprendiz da casa, para participar das atividades oferecidas pelo Espro que proporcionaram melhoria de qualidade de vida, ampliação de conhecimentos, além de acesso a bens e serviços. Os cursos oferecidos nas Oficinas de Geração de Renda são desenvolvidos de acordo com o perfil de cada região do Brasil e ocorrem em todas as unidades do Espro (e suas abrangências), em parceria com as instituições locais.

  • Depoimentos
    • “Vou usar o que aprendi aqui nas oficinas de Geração de Renda para fazer as lembrancinhas de aniversário de 15 anos da minha filha. Assim, eu economizo”

      Elaine Santos, mãe de Aprendiz e participou do curso Sabonetes Artesanais.
    • “Antes eu cozinhava apenas para a família. Depois do curso, transformei a minha garagem em um ponto de venda de doces e salgados e hoje, com tantos elogios que recebo da clientela, pretendo ampliar meu negócio. Estou muito realizada” 

      Maria Carlita, mãe de Aprendiz e participante do curso Empreendedor em Pequenos Negócios.
    • “Confesso que cheguei no curso sem muitas expectativas. Aos poucos, fui descobrindo o meu potencial e despertando autoconfiança. Tive o impulso que precisava para abrir o meu próprio negocio de manutenção elétrica. Ressurgi para o mercado como um micro-empresário.”
      Luiz Rodrigues, pai de Aprendiz e participante do curso Empreendedor em Pequenos Negócios.
    • “Aprendi técnicas durante o curso que vão aprimorar o meu trabalho e com certeza, vai aumentar a minha clientela” 

      Daniel Rodrigues, participante do curso de Estamparia.

Desenvolvimento Comunitário

O Desenvolvimento Comunitário resulta de diversas ações que geram processos de melhoria contínua na qualidade de vida dos moradores de uma localidade. Com o objetivo de promover aos cidadãos, o acesso aos direitos civis, à educação de qualidade e a oportunidades de trabalho e renda, estas ações refletem resultados a médio e longo prazo fazendo do Desenvolvimento Comunitário um importante meio de combater a pobreza por meio da inclusão social e fortalecimento da democracia.

O Espro foi o parceiro escolhido pela Votorantim Cimentos para o desenvolvimento de dois projetos de educação empreendedora que contribuem para o desenvolvimento local nas comunidades vizinhas às unidades da companhia.

Um deles, com a atuação nas comunidades vizinhas de unidade Engemix – Negócio Concreto da Votorantim Cimentos no bairro do Jaguaré em São Paulo, permitiu oferecer a jovens com idade entre 18 e 29 anos vagas para curso de Preparação para o Trabalho com foco no desenvolvimento comunitário.

A área de responsabilidade social da Votorantim Cimentos reuniu-se com representantes e líderes da comunidade e observou-se que a realização de um curso voltado à logística e gerenciamento de estoque iria ao encontro das necessidades de formação e empregabilidade daquele território.

Em Jaboatão dos Guararapes/PE também foi realizado o mesmo programa para atender a comunidade de Muribeca, vizinha da Votorantim Cimentos na região. O Conselho comunitário e o envolvimento de representantes da comunidade foram fundamentais para definição de um programa que contribuísse para ampliar, aos jovens de 18 a 29 anos, a possibilidade de sucesso na busca e conquista de novas oportunidades profissionais. Nessa região, entendendo as principais necessidades de qualificação de mão de obra, definiu-se para o curso o conteúdo específico de Operações Mecânicas, levando em consideração o potencial profissional oferecido pelas empresas do entorno nessa área.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)