Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Atenção, Jovem! Entregue a Documentação Escolar 2017

Atenção, Jovem Aprendiz! Já está no fim o 2º Ciclo de Entrega de Documentação Escolar 2017. Aqueles que ainda estão estudando, devem trazer para o Espro:

• Boletins dos 1º e 2º bimestres com informações de notas e frequência;

• Declaração de matrícula para o ano letivo, dos jovens que entraram no Programa de Socioaprendizagem após o 2º Ciclo e aos jovens que estão cursando o EJA - Educação de Ensino Jovem e Adulto

• Histórico escolar ou uma declaração de conclusão para os jovens que concluíram o Ensino Médio 

Os jovens de São Paulo devem entregar os documentos o mais rápido possível na Central de Atendimento, enquanto os jovens das demais localidades do Brasil devem procurar os instrutores ou a área de Acompanhamento. 

O Jovem Aprendiz que não entregar a documentação ou tiver qualquer inconsistência nos documentos estará sujeito às medidas disciplinares cabíveis.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo)

Direitos do Jovem Aprendiz: É possível reduzir a jornada de Aprendizagem e o salário, proporcionalmente?

Não existe a possibilidade de reduzir o salário do Aprendiz, em caso de diminuição de sua jornada de trabalho.

O salário do Aprendiz é considerado fonte de sobrevivência para o trabalhador e, muitas vezes, para sua família. Por esta razão, a redução salarial e descontos não autorizados, são proibidos por lei. (artigo 7.º da Constituição Federal) ( artigos 462 e 468)( Art. 462) (Art. 468)

Quer saber mais, acesse: https://goo.gl/qkBWdx

Jovens Aprendizes do Espro precisarão agora baixar token para consultas e exames

A partir do dia 1 de agosto, todos os colaboradores e Jovens Aprendizes do Espro que utilizarem o Plano de Saúde da Amil deverão apresentar um token (código de segurança) para a realização de consultas, exames e internações.

Segundo a Amil, a novidade será “para ajudar a reduzir o número de fraudes que vem prejudicando, cada vez mais, o sistema de saúde e, também, para garantir mais segurança aos usuários”.

Para ter acesso ao token, que será composto por seis dígitos, os colaboradores vão precisar baixar o aplicativo Amil Clientes em seus celulares. É possível fazer o download pelo Google Play, App Store ou Windows Phone.

O código de segurança deverá ser apresentado somente no momento da realização dos procedimentos. Para o agendamento, não haverá a necessidade.

Quem ainda não possui um smartphone ou não conseguir baixar o aplicativo por outro motivo, deverá ligar na Central de Atendimento da Amil nos telefones (11) 3004-1000 ou 0800-706-2363 para solicitar o código.

Antes do download do Amil Clientes, os colaboradores terão de fazer um cadastro no site da Amil (amil.com.br) para que sejam criados um login e senha personalizados. A quem já possui este registro, a operadora solicita que os dados sejam sempre atualizados.

Vai participar do RYLA? Siga as dicas para elaborar o projeto

O RYLA - Rotary Youth Leadership Awards - é um Prêmio de Liderança Juvenil promovido pelo Rotary Club que busca desenvolver nos jovens a capacidade de liderança e cidadania, bem como promover o crescimento pessoal. A edição 2017 já está ocorrendo para os jovens participantes do programa Jovem Aprendiz do Espro que, por meio da elaboração de um projeto social, demonstrem a capacidade de liderança e compromisso com a prestação de serviços comunitários. Jovens de todas as unidades do país podem participar.

Se você já se inscreveu e está participando do projeto, chegou a hora de elaborar o seu projeto. O Espro separou algumas dicas, é só seguir.

Projetos Sociais

Caso você se identifique com o propósito de elaboração de projetos sociais, confira a referência abaixo de como elaborar um projeto de maior proporção: 
 
Todo Projeto Social nasce de um desejo de mudar uma situação recorrente ou uma realidade de injustiça ou vulnerabilidade. Os projetos são o ponto entre o desejo e a ação concreta. 
 
"Projetos sociais são iniciativas de grupos, instituições ou setores governamentais que estejam relacionados a uma ampla possibilidade de ações e objetivos. Devem ter em comum o direcionamento de esforços e o planejamento a partir de diretrizes e metodologias voltadas para a ação."
(STEPHANOU, 2003, p.11)
 
Desta forma, os projetos sociais são espaços de negociações entre os desejos de mudanças e as possibilidades concretas de mudanças da realidade, eles não são realizações isoladas, ou seja, ninguém consegue nada sozinho, é imprescindível a pesquisa de campo (realidade encontrada), a negociação, flexibilidade de transformação e busca de parcerias. 

Qualquer pessoa ou organização pode ser um preponente de um Projeto Social, o importante é que ação proposta tenha finalidades públicas, que seja voltada para a melhoria da qualidade de vida e ao acesso a direitos sociais. 
Existe um item fundamental na proposta de um Projeto de Transformação Social, o seu preponente precisa acreditar na causa, a ação proposta precisa “borbulhar em seu peito”. 
 
Um projeto social se dá em três fases: 
Uma vez que você entendeu o que é um Projeto Social, vamos trabalhar na redação dele. Para escrevê-lo, você deve responder a sete perguntas fundamentais:

QUEM: identifica o proponente do projeto, ou seja, quem será o responsável pela ação.
O QUÊ: consiste em definir o que se irá fazer, definindo as ações e os objetivos de cada uma delas.
POR QUÊ: diz qual é a justificativa para realizar a ação, ou seja, porque aquilo é necessário.
COMO: é a metodologia, como será feita, neste momento é importante ler e ver o projeto acontecendo, com suas estratégias e cronogramas.
QUANDO: Por quanto tempo esta ação irá acontecer lembrando que todo projeto tem começo,meio e fim.
ONDE: em que local, região acontecerá. É preciso delimitar o espaço para que a ação ocorra.
QUANTO: qual será o custo de realização, quais os recursos serão necessários para a execução.
Respondendo a estas perguntas, você terá seu projeto social escrito.
 
 
Para a apresentação de uma proposta você deve utilizar alguns itens: 
 
CAPA: É muito importante, porque é o que fará as pessoas olharem para o seu Projeto:
•Título do Projeto
•Subtítulo
•Nome do proponente
•Turma
•Instrutor
•Filial
•Data
 
 
IDENTIFICAÇÃO: é preciso demonstrar quem são as pessoas envolvidas no desenvolvimento do projeto:
•Nome dos envolvidos
•Qualificação
•Pequeno histórico
 
 
JUSTIFICATIVA: Qual o contexto histórico em que o seu projeto está envolvido.
•Nome dos envolvidos
•Por que o projeto foi desenvolvido?
•Qual o público alvo do Projeto?
•Quais os objetivos específicos e objetivo geral do projeto?
•Por que este projeto foi apoiado?
•Quais os benefícios que trouxe à população atendida?
 
 
QUADRO DE METAS: é importante para o acompanhamento de toda o projeto. Confira o exemplo:
 
Bibliografia: STEPHANOU, Luis; Lúcia Helena Müller; Isabel Cristina de Moura Carvalho. Guiapara Elaboração de projetos sociais. São Leopoldo, Porto Alegre: Fundação Luterana de Diaconia, 2003.96p.
 
Quer outras informações, acesse: https://ryla.espro.org.br/
 

Executivo fala de carreira e autografa livro para jovens do Espro

O executivo e escritor Theunis Marinho participou de um bate-papo com os Jovens Aprendizes do Espro- Ensino Social Profissionalizante, da unidade Centro 1, na FECAP São Francisco, no dia 12 de junho.  Além de falar sobre a trajetória profissional, ele entregou e autografou o livro Sonhar Alto, Pensar Grande, doados pelo Instituto Aon.

Durante a conversa, Theunis, que é presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – SP), fez questão de apontar as dificuldades e conquistas de toda a carreira. Para ele, é importante ter o contato com os jovens e relatar as experiências vividas “eles vão se ver na minha pessoa, considerando a minha origem e o meu passado. Vão imaginar, esse cara sou eu”, conta o executivo.

Os livros, doados pelo Instituto Aon, foram destinados aos jovens com melhor desempenho nas Atividades Teóricas. Uma das escolhidas foi a Caryn Aparecida dos Santos, de 17 anos, que absorveu muito bem os ensinamentos do Theunis. “A pertinência, o não desistir e ser resiliente, então vou levar isso, além do foco, a determinação e nunca deixar que o sucesso suba à cabeça. Lembrar sempre das raízes e da minha essência”, comenta. 

Para todos os jovens, Theunis deixa um belo ensinamento. “Uma das grandes coisas que faz a diferença em um ser humano é não desistir dos seus sonhos, mas tem muitas pessoas que desistem muito rápido e a vida cobra isso lá na frente. Tem que fazer agora e sempre acreditar, quando perder, perca com hombridade, com humildade e pense que na próxima você vai ganhar, então não desista, porque a vida é uma grande batalha ”, revela.

Sobre Theunis Marinho

Theunis Marinho é executivo e trabalhou por mais de 28 anos no grupo Bayer. Durante 20 anos atuou no Brasil, em que foi presidente da Bayer Polímeros S.A., diretor-geral de Finanças e Administração e diretor de Recursos Humanos na Bayer S.A.  e nos outros mais de 8 anos,  trabalhou na Alemanha, onde exerceu os cargos de gerente de Produtos na Divisão de produtos Agroquímicos e como Business Unit Manager da Unidade de Negócios Óxido de Ferro. É membro do conselho de administração de empresas, com formação pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), atua como coach e mentor para CEOs, com formação pelo Erickson College e ICI-Integrated Coaching Institut. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH – SP).

Sobre o livro Sonhar Alto, Pensar Grande

"Aos 29 anos, quando ia assumir a área de Recursos Humanos da Bayer S/A, tornando-se o primeiro brasileiro a sentar-se numa cadeira de diretoria da grande multinacional alemã, Theunis aprendeu com um amigo, a "jamais ser o coelho da caçada". A fábula ele reconta aqui, enquanto traça seu caminho em direção ao topo do Everest Corporativo. E conta também, de maneira saborosa, sua trajetória vitoriosa numa empresa de cultura rígida - onde descobriu, logo de cara, que não conhecer o significado da palavra Grundlagen o impediria de fazer carreira na Bayer. Curioso e obstinado, adivinha se Theunis não foi aprender o idioma de Goethe, que iria abrir-lhe as portas e revelar-lhe as entranhas, as intrigas e as engrenagens de poder de uma das mais importantes companhias do mundo? Neste Sonhar alto, pensar grande o autor revela desde o Grundlagen da multinacional até a história de superação da família; da dureza da vida na mineira Alto Rio Doce às lições aprendidas no dia a dia da profissão; do convívio familiar num país gelado à "tradução inventada", perante um tribunal alemão, para salvar da condenação um jogador de futebol. Generosamente nos mostra o coração e compartilha com o leitor os percalços até o sucesso, além de esmiuçar, e dividir conosco, todo o processo de aprendizagem que o levou ao topo. Mas, sobretudo, nos oferece, literalmente de bandeja, tudo o que a vida lhe ensinou. Para sensibilidades atentas, uma aula completa - mas com sabor de aventura". - Ignácio de Loyola Brandão.

 

 

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)