Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Brasília Tel. 61 2026-1111
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

26/Mar - Espro - 35 anos transformando sonhos em realidade e construindo um país melhor

jovem-aprendiz_35 anos

Nesta quarta-feira, dia 26 de março, o Espro – Ensino Social Profissionalizante completa 35 anos de história. Durante todos estes anos  cerca de 110 mil jovens, suas famílias e comunidades tiveram suas vidas transformadas pela causa da instituição, por meio dos Programas Jovem Aprendiz,  Formação Profissional para o Mundo do Trabalho, Oficina de Geração de Renda e de Convivência.

As ações realizadas pelo Espro vão além da inserção jovem no mundo do trabalho. Os projetos sociais têm por objetivo resgatar a cidadania e aumentar a autoestima. Em 2013, o DDS – Departamento de Desenvolvimento Social do Espro atendeu 15.729 pessoas, por meio de ações sociais nas comunidades, além de jovens e familiares, que buscam melhorar a qualidade de vida, diminuir os índices de violência doméstica, aumentar a empregabilidade e o acesso a bens e serviços.
Um dos exemplos de transformação foi a Maria Carlita, mãe de Jovem Aprendiz, que fez da garagem um ponto de venda de doces e salgados. “Com tantos elogios que recebo da clientela, pretendo ampliar meu negócio. Estou muito realizada”, diz Maria, que participou do curso de Geração de Renda.

Despertar o empreendedorismo também faz parte do curso de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho. Talita Thaís Ribeiro, do Espro Curitiba, abriu o próprio negócio com os conhecimentos adquiridos na instituição. ”Aproveitei a parte teórica que aprendi no Espro e apliquei na vendinha que eu fiz aqui em casa. Sinto-me preparada para o mundo profissional”, conta a jovem.

O Programa Jovem Aprendiz faz o jovem inserido exergar-se como cidadão, pois ele cria responsabilidades e tem a possibilidade de conviver em um ambiente corporativo. “Eu não sabia o que era trabalhar, ter responsabilidade, ética e a importância de exercer a cidadania. Com a experiência no programa Aprendiz Espro, tornei-me outra pessoa”, Mayara Viviane Souza Ladeia, Jovem Aprendiz do Banco Santander.

Uma das instituições pioneiras neste programa, o Espro conta hoje com mais de 900 empresas parceiras, que promovem o desenvolvimento profissional e pessoas de milhares de jovens. “Uma das crenças de gestão do Grupo Votorantim é a Meritocracia. Acreditamos que as pessoas são únicas e merecem ser valorizadas de forma justa e de acordo com suas entregas. Investir no desenvolvimento desses talentos é também investir em bons resultados”, Fábio Santos Sant´Anna, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Votorantim Cimentos.

Educar, transformar e incluir os jovens, suas famílias e a comunidade têm sido a missão da instituição durante 35 anos. O objetivo desta instituição é transformar sonhos em realidade e construir um país melhor com acesso à educação, inserção no mundo do trabalho, além de estimular a cidadania com ações sociais.

02/Out - Espro apresenta seu programa de Estágio no evento CriaRH

jovemaprendiz_criarh

Com 34 anos de tradição no Programa Jovem Aprendiz, o Espro – Ensino Social Profissionalizante traz uma nova possibilidade de inserção no mercado do trabalho aos jovens de Recife, o Programa de Estágio. A instituição como agente de integração se torna um importante elo entre empresas, estudantes e instituições de ensino, identificando as melhores oportunidades do mercado.

Para divulgar este e os outros programas da instituição aos jovens da região, o Espro Recife participa entre os dias 2 e 4 de outubro, do Criarh- Congresso Brasileiro de Criatividade, RH & Gestão com Pessoa RH & Gestão com Pessoas, no Centro de Convenções de Pernambuco.  Os programas oferecidos pelo Espro são: Estágio, Jovem Aprendiz e Formação Profissional para o Mundo do Trabalho. No estande, os jovens poderão receber informações e se cadastrar.

O objetivo deste evento é desenvolver o potencial criativo do ser humano nas organizações e buscar respostas para situações como: identificar, capacitar e desenvolver talentos, manter os profissionais mais engajados, preparados e motivados com suas equipes. Serão disponibilizadas palestras magnas e simultâneas, mini cursos e uma exposição com as melhores instituições de recursos humanos.

Veja histórias de sucesso de jovens de Recife atendidos pelo Espro:

Conheça Aline, Jovem Aprendiz Espro.
Conheça as irmãs Ariane e Adrielle, Jovens Aprendizes Espro.

Serviço:
Centro de Convenções de Pernambuco
Endereço: Av. Professor Andrade Bezerra, s/n
Salgadinho - Olinda - PE, 53111-970
Telefone: 81 3182.8000
Site: www.cecon.pe.gov.br/o-cecon-pe/

Para informações sobre o Espro, acesse: www.espro.org.br/estagio

23/Ago - Espro Recife participa de feiras sobre Estágio

Segundo a gerente Marcela Toledo (foto), os eventos reforçam a marca em um mercado em expansão


O Espro Recife esteve presente no dia 15 de agosto na I Mostra de Empregabilidade da UNINASSAU. A gerente do Espro Recife, Marcela Toledo, ministrou aos estudantes uma palestra sobre “Etiqueta no Ambiente de Trabalho” e apresentou aos jovens os programas da instituição, com destaque para o Estágio. Nos dias 20 e 21 de agosto, o Espro marcou presença na Faculdade Boa Viagem, em Recife.

Segundo Marcela, os eventos tiveram um resultado extremamente positivo para a marca. “O maior impacto destas ações está na sociedade, que passa a inserir no mundo do trabalho um número maior de jovens e adultos por meio do programa de Estágio”, afirmou. Ela ressalta que o mercado de trabalho em Pernambuco está em expansão, em especial devido ao polo industrial de Suape, no município de Ipojuca.

Durante a mostra da UNINASSAU, Marcela forneceu algumas dicas para auxiliar na conduta dentro do ambiente organizacional. “Uma situação muito comum é a má utilização do e-mail corporativo. Por isso, devemos ficar atentos para nunca utilizar nossa caixa institucional para tratar de assuntos pessoais”, ressalta. 

Cerca de mil estudantes participantes do evento inscreveram-se para concorrer às oportunidades de Estágio do Espro, que é Agente de Integração formando o elo entre alunos, empresas e instituições de ensino.

Na Faculdade Boa Viagem, Marcela realizou uma palestra sobre Aprendizagem e Estágio. Em setembro, está prevista ainda a participação do Espro no balcão de estágios da Faculdade dos Guararapes.  

O programa de Estágio foi lançado em 2011, ampliando as possibilidades de inserção dos jovens no mundo do trabalho. O programa soma-se à experiência do Espro no Programa Jovem Aprendiz e de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho.

18/Set - Espro participa da Feira Capital Estudante em Brasilia

jovemaprendiz_capital

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Espro Brasília divulga seus programas na 2ª edição da Feira Capital Estudante – O seu Guia do Futuro, no Pátio Brasil Shopping.  O objetivo deste evento é estimular o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, além de reunir diversas oportunidades de aprimoramento e planejamento profissional.

Serão disponibilizadas atividades de orientação vocacional, simulados, oficinas de redação, cadastro de currículos para estágios, programas de trainees e emprego, e plantão para tirar dúvidas de concursos, como o da Procuradoria Geral da República e o do Ministério Público da União, no sábado, dia 21.

Estão previstas também palestras gratuitas nos três dias do evento, sempre às 20h. Entre as elas, a do rapper, compositor, escritor e empresário Gabriel O Pensador, na quinta-feira, dia 19, do jornalista e escritor Caco Barcellos na sexta-feira, dia 20 e da atriz, apresentadora, humorista, psicóloga e escritora Maria Paula fechará no sábado, dia 21. São esperadas 30 mil pessoas neste evento.

O Espro contará com um estande na feira para apresentar o seu Programa Estágio, e também a Formação Profissional para o Mundo do Trabalho e o Programa Jovem Aprendiz. Os jovens poderão receber informações e se cadastrar para os programas da instituição.

A instituição oferece ainda “Oficinas de Mercado de Trabalho” aos jovens, todos os dias da feira das 9h às 15h e uma palestra sobre “Primeiro Emprego Responsabilidade Social”, com a psicóloga e executiva do Grupo Axia Coaching, Iracylka Liberato, no sábado dia 21.

Para informações sobre o Espro, acesse: www.espro.org.br

Serviço
Feira Capital Estudante - O Seu Guia do Futuro
Dias: 19 a 21 de setembro
Horário: das 9h às 20h
Local: Pátio Brasil Shopping
www.capitalestudante.com.br
Entrada Franca

07/Ago - NADS muda de nome

A partir desta quarta-feira, dia 7 de agosto, o NADS (Núcleo de Assistência e Desenvolvimento Social), passa a ser chamado de Departamento de Desenvolvimento Social (DDS).  Esta ação visa fixar ainda mais as ações dentro do contexto social.

Esta área é responsável em desenvolver as atividades socioassistenciais, socioeducativas, além de campanhas e ações que envolvam as famílias e a comunidade, contribuindo para a qualidade de vida, o resgate da cidadania e para o aumento da autoestima dos públicos atendidos, além de proporcionar acesso a bens e serviços, assim como conhecimentos sobre direitos sociais. A essência do DDS é promover transformação e impacto social.

Em 2012, o Espro atendeu 10.720 pessoas por meio de ações sociais nas comunidades, e também de cursos de Geração de Renda, que buscam melhorar a qualidade de vida, diminuir os índices de violência doméstica, aumentar a empregabilidade e o acesso a bens e serviços aos jovens e familiares.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)