Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Relatório Anual Espro

São mais de 22 mil jovens beneficiados com os programas proporcionados pelo Espro. Este e outros números podem ser conferidos no Relatório Anual de Atividades, elaborado dentro de um dos principais valores da instituição, que é a transparência.

Tem o objetivo de demonstrar aos seus públicos, os principais impactos da organização na sociedade, bem como as melhorias e inovações desenvolvidas.

Confira aqui todas as edições:
 
jovem aprendiz
 
jovem-aprendiz
 
jovemaprendiz
 
 
 

26/Mar - Espro - 35 anos transformando sonhos em realidade e construindo um país melhor

jovem-aprendiz_35 anos

Nesta quarta-feira, dia 26 de março, o Espro – Ensino Social Profissionalizante completa 35 anos de história. Durante todos estes anos  cerca de 110 mil jovens, suas famílias e comunidades tiveram suas vidas transformadas pela causa da instituição, por meio dos Programas Jovem Aprendiz,  Formação Profissional para o Mundo do Trabalho, Oficina de Geração de Renda e de Convivência.

As ações realizadas pelo Espro vão além da inserção jovem no mundo do trabalho. Os projetos sociais têm por objetivo resgatar a cidadania e aumentar a autoestima. Em 2013, o DDS – Departamento de Desenvolvimento Social do Espro atendeu 15.729 pessoas, por meio de ações sociais nas comunidades, além de jovens e familiares, que buscam melhorar a qualidade de vida, diminuir os índices de violência doméstica, aumentar a empregabilidade e o acesso a bens e serviços.
Um dos exemplos de transformação foi a Maria Carlita, mãe de Jovem Aprendiz, que fez da garagem um ponto de venda de doces e salgados. “Com tantos elogios que recebo da clientela, pretendo ampliar meu negócio. Estou muito realizada”, diz Maria, que participou do curso de Geração de Renda.

Despertar o empreendedorismo também faz parte do curso de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho. Talita Thaís Ribeiro, do Espro Curitiba, abriu o próprio negócio com os conhecimentos adquiridos na instituição. ”Aproveitei a parte teórica que aprendi no Espro e apliquei na vendinha que eu fiz aqui em casa. Sinto-me preparada para o mundo profissional”, conta a jovem.

O Programa Jovem Aprendiz faz o jovem inserido exergar-se como cidadão, pois ele cria responsabilidades e tem a possibilidade de conviver em um ambiente corporativo. “Eu não sabia o que era trabalhar, ter responsabilidade, ética e a importância de exercer a cidadania. Com a experiência no programa Aprendiz Espro, tornei-me outra pessoa”, Mayara Viviane Souza Ladeia, Jovem Aprendiz do Banco Santander.

Uma das instituições pioneiras neste programa, o Espro conta hoje com mais de 900 empresas parceiras, que promovem o desenvolvimento profissional e pessoas de milhares de jovens. “Uma das crenças de gestão do Grupo Votorantim é a Meritocracia. Acreditamos que as pessoas são únicas e merecem ser valorizadas de forma justa e de acordo com suas entregas. Investir no desenvolvimento desses talentos é também investir em bons resultados”, Fábio Santos Sant´Anna, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Votorantim Cimentos.

Educar, transformar e incluir os jovens, suas famílias e a comunidade têm sido a missão da instituição durante 35 anos. O objetivo desta instituição é transformar sonhos em realidade e construir um país melhor com acesso à educação, inserção no mundo do trabalho, além de estimular a cidadania com ações sociais.

28/Out - Superintendente representa o Espro em Fórum Global ECU

No dia 17 de outubro, o Espro – Ensino Social Profissionalizante participou do ECU (Evolving Coporate Universities Forum 2013), em São Paulo. A instituição foi representada pelo superintendente Operacional, Rafael Fernandez, que ministrou uma palestra com um estudo de caso sobre o tema “Desenvolver a comunidade que nos rodeia também é o objetivo da Universidade Corporativa”.

jovemaprendiz_rafael.

Durante a palestra, Rafael abordou a importância de utilizar uma obrigação legal como uma forma de aumentar seu quadro de colaboradores. “As empresas têm a oportunidade de atuarem com Responsabilidade Social na comunidade em que estão inseridas”, conta Rafael Fernandez.

Rafael Fernandez é especialista em Universidade Corporativa. Engenheiro eletrônico formado pela FEI, pós-graduado em Administração, especializado pela PUC e com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM,construiu carreira na Alcatel, sendo responsável pela unificação dos programas globais na fusão da Alcatel com a Lucent, vivendo na França por dois anos. Voltando ao Brasil, implementou políticas de treinamento na America Latina e participou da transformação da companhia como Consultor de Aprendizagem para América Latina e Diretor da Universidade Corporativa para a América do Sul.

O ECU acontece desde 2011 e já foram realizados 11 Fóruns Globais, em cidades como: Londres, Cidade do Panamá, Dubai, Zurique, Kwait, Hong Kong, Moscou, Istambul e Cidade do Cabo. Voltado aos executivos de médias e grandes corporações, este evento tem por objetivo  ajudar as organizações a identificarem os desafios no desenvolvimento de uma Universidade Corporativa e apresentar formas inovadoras em conduzir educação executiva nesta nova era. 

Nos dois dias consecutivos de Fórum foram apresentadas palestras e discussões em grupo, em que as conclusões e questões de cada participante foram levadas às reflexões baseadas em experiências práticas.

06/Nov - Jovens do Espro aprendem mais sobre as profissões técnicas

O Espro – Ensino Social Profissionalizante participou de mais uma edição do Projeto Rumo – Profissões Técnicas, que aconteceu no dia 22 de outubro, nas dependências do SENAI Roberto Simonsen - unidade Brás.

projetorumo_jovemaprendiz

Com a presença do SENAC e destinada aos alunos do Espro de São Paulo, a iniciativa tem como finalidade apresentar aos jovens, de maneira educativa e prática, informações sobre as profissões técnicas existentes no mercado de trabalho e orientá-los como fazer a melhor escolha.

A abertura do evento foi realizada por Carlos Alberto Pereira Goulart, presidente do Rotary Club de São Paulo. Em seguida, o vice-presidente, Antônio Gava Neto discursou sobre a participação e importância do clube no projeto.

O evento contou ainda com três palestras: a primeira, sobre os cursos técnicos, ministrada por Núria Rodes, representante do SENAC. Já Luciana Coutinho, ex-aluna do SENAC, falou sobre empreendedorismo e Luana Bertinelli Moraes palestrou sobre o curso técnico de Desenvolvimento Profissional da instituição.

Após o bate-papo, os jovens foram divididos em dois grupos para conhecer as salas e os laboratórios do SENAI e participar das oficinas de profissões técnicas do SENAC, como Comunicação Visual & Multimídia, Comércio, Farmácia, Publicidade, Computação Gráfica, entre outras. “As palestras foram muito interativas. A gente pôde esclarecer dúvidas e saber mais detalhes de cada profissão durante as oficinas. Até hoje meus colegas e eu comentamos sobre o quanto foi significativo o Projeto Rumo para nós.”, disse o jovem Stefano Afonso Alves Valência da Formação Profissional para o Mundo do Trabalho do Espro.
jovemaprendiz_projetorumo
Esta ação foi um momento de troca entre os jovens e os palestrantes, que também orientaram sobre os locais em que estas profissões são ensinadas. Entre os temas abordados, o custo da aprendizagem, a situação do mercado de trabalho, as competências exigidas de cada área, as possibilidades de evolução na carreira e a remuneração média de mercado.

23/Out - Quer ganhar uma mochila? Indique um amigo para a Formação Profissional

Nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, o Espro – Ensino Social Profissionalizante lança mais uma campanha voltada aos jovens da instituição. Aquele que indicar um amigo para o curso de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho, nas cidades de Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre ou São Paulo, poderá ganhar uma mochila exclusiva do Espro.

Para participar, basta indicar um amigo que tenha entre 18 a 29 anos para uma dessas localidades (em Campinas ,de  15 a 29 anos). O jovem que fizer a indicação precisa estar ativo em um dos programas da instituição.

Participe! Entregue os seus dados e os contatos de seu amigo ao seu instrutor.

Pra você ganhar, o seu amigo deve se matricular e frequentar as aulas!

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)