Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

21/Jul - Turmas patrocinadas pelo Instituto HSBC Solidariedade se formam

Cerca de 60 jovens do curso de Formação para o Mundo do Trabalho, em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade, se formaram no último dia 15 de julho, na zona Norte de São Paulo. As duas turmas, 5473 e 5474, da unidade Itaguassu, fizeram um Trabalho de Conclusão de Curso sobre Literatura Brasileira, encenando personagens e declamando poemas. 

Durante a cerimônia, aconteceram várias homenagens, como a de Paulo Henrique Maldonado, para os familiares presentes no evento que, de acordo com o jovem, os incentivam a buscar o melhor e os encorajam nos momentos mais difíceis. “Eles são maravilhosos, merecem todo o nosso respeito e amor e sempre nos perdoam quando cometemos erros. Não podemos decepcionar suas expectativas, se acreditam em nosso potencial, também devemos acreditar”, disse emocionando a todos. 

Outra homenagem que encantou a todos foi a do jovem Vitor Hugo Gomes Custódio para a instrutora Danielle Moreira, o maestro Jaconias Vieira e os colaboradores de polo Dona Nilzen Helena e Damião Rodrigues dos Santos. “Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecê-los por tudo aquilo que vocês fizeram para nossa turma. Desde o primeiro encontro, vocês se mostraram preocupados, atenciosos e interessados em ajudar o próximo”.

O evento terminou em clima de alegria e expectativa com a nova fase que se inicia na vida destes jovens: a busca pelo primeiro emprego.

Outras 12 turmas que recebem apoio do Instituto HSBC Solidariedade já se formaram esse ano, em Brasília, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

20/Jul - Jovens do Espro se formam no primeiro curso de capacitação oferecido pela Sescon-SP em 2015

O Sescon-SP promoveu, no dia 14 de julho, mais uma formatura da ação “Desenhando o Futuro”, do Programa Sescon Solidário que se destina a capacitar e auxiliar jovens na busca pelo primeiro emprego. Na 51ª edição, 53 jovens do programa Formação para o Mundo do Trabalho do Espro, das unidades Casa Nina, Itaguassu e Osasco, se qualificaram nos cursos de Departamento Pessoal ou Escrita Fiscal.

Na abertura do evento, o coordenador da Comissão de Responsabilidade Social do Sescon-SP, Salvador Strazzeri, parabenizou os alunos e todas as pessoas envolvidas no projeto. “Esta ação traz uma satisfação muito grande para nós cada vez que tem uma formatura. Acredito também que seja uma alegria enorme para vocês e seus pais”, destacou.

Segundo Guaraci Nunes Goes, professora de Escrita Fiscal, o mundo está cada vez mais tecnológico e globalizado e, por isso, o mercado de trabalho também está mais exigente. “Os jovens tem a tecnologia a seu favor. Para se destacar, devem unir o útil ao agradável e sempre se qualificar e ir em busca de novos conhecimentos”, disse.

Para a jovem e oradora da turma Casa Nina, Lídia Santos, a força de vontade é o principal instrumento para que ela e seus colegas possam realizar seus sonhos. “São oportunidades como esta que nos dão incentivo para acreditar em nós mesmo. Somos vitoriosos”, afirmou.

A formatura foi finalizada com a apresentação do grupo Embatucadores, projeto criado em 2003 e que utiliza instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis para promover a musicalização de estudantes da zona norte de São Paulo.

25/Jun - Selo dos Correios homenageia Jovens Aprendizes

Este mês, os Correios colocaram em circulação os selos Jovem Aprendiz, desenvolvido em consonância com a Lei de Aprendizagem.

O selo retrata características próprias dos participantes do Programa Jovem Aprendiz, pessoas que estudam, estão conectadas e, por meio do programa, adquirem competências básicas ao ingresso no mercado de trabalho de forma mais qualificada.

selo Jovem Aprendiz custa R$ 0,95 e pode ser adquirido nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

15/Jul - Confira o que rolou no De Olho no Futuro 2015

Aconteceu, de 22 a 26 de junho, a 7º edição do De Olho no Futuro, projeto em que profissionais de diversas áreas compartilham com os Jovens Aprendizes as experiências, curiosidades, realidades, entre outros pontos relacionados à carreira profissional. A ação, na qual o próprio jovem é responsável em convidar os palestrantes, aconteceu em todas as filiais do Espro e também em alguns polos, como Manaus, Belém, Anápolis e Vitória.

Empresas:

“A iniciativa é excelente e certamente inspira os jovens a buscarem cada vez mais o caminho do trabalho honesto, da ética, dos valores do bem, elementos que estão faltando na sociedade brasileira, infelizmente. Coloco-me à disposição para pontuais participações em eventos similares.” – Débora Oliva, da empresa Merck Brasil.

“Tive o prazer de contar um pouquinho da minha história e das minhas profissões. Ver olhos cheios de lágrimas me mostrou o quanto estou certo no meu caminho, jovens com um futuro todo pela frente com os olhos atentos às minhas palavras... Cada abraço e cada sorriso... foi tudo muito top!” - Luciano Nunes, Fotógrafo e Designer.

“Este tipo de iniciativa é essencial. Poder repassar aos jovens um pouco de nossa trajetória profissional, as dificuldades encontradas, como enfrentar esses obstáculos e momentos difíceis para buscar nossos objetivos, faz com que eles consigam se enxergar nas histórias e perceber que existem caminhos e possibilidades para eles também” - Caroline Pereira Madeira, analista de RH na empresa Auxiliadora Predial.

“Fiquei extremamente feliz em ver tantos jovens com brilho nos olhos, cheios de energia, com muita vontade de descobrir o mundo e, ao mesmo tempo,  a inquietude da juventude, onde existem tantas inseguranças que se interpõe à suas vontades e aos seus sonhos, tantas incertezas moldando a realidade do desenvolvimento que buscam alcançar. Realmente emocionante sentar e conversar abertamente com este público” - Gabriel Baldo Batista, Coordenador no IERGS – Instituto Educacional do Rio Grande do Sul.

 

Jovens:

“O palestrante, de maneira irreverente, conseguiu deixar importantes lições sobre como se portar em uma entrevista de emprego e, também, no ambiente de trabalho. Respondeu perguntas referentes à sua área de atuação e  também alguns fatos engraçados que presenciou em sua vida. Mas, acima de tudo, mostrou como devemos ter perseverança e conquistar nossos sonhos, afinal, ele conseguiu ‘conhecer o mundo’.” Aprendiz William Ricardo dos Santos, da empresa Fedex Brasil Logística.

“Aprendi que as nossas escolhas devem ser bem pensadas e analisadas com bastante cuidado. Gostar do que se faz é essencial para uma vida saudável em todos os aspectos.”- Rony de Araújo, Aprendiz na empresa Siqueira Castro Advogados.

“Achei as palestras ótimas, afinal foram mostrados conteúdos que me despertou interesse. Quanto à questão do jovem convidar palestrantes, considero que é uma ótima oportunidade de trazer um pouco do seu interesse e dividir com o grupo.” Aprendiz Thais Teixeira da Fonseca, da empresa Bahiana  Distribuidora de Gás

 O evento foi um sucesso! Ao todo, foram cerca de 10 mil jovens que assistiram e puderam conhecer e tirar dúvidas sobre mais de 200 áreas e atuações, apresentadas por 600 palestrantes, em todo o Brasil. “O De Olho no Futuro inspira nossos jovens a alcançarem seus objetivos, a fazerem a diferença e a potencializarem sua energia, aproveitando a oportunidade enquanto aprendizes para planejarem sua trajetória”, afirmou Danielle Cristina, coordenadora da Formação Para o Mundo do Trabalho.

25/Jun - Conheça os novos projetos educacionais e culturais do Espro

Sempre em busca de promover novos conhecimento e crescimento aos jovens, o Espro vem oferecendo diversos cursos, palestras e oficinas, graças ao apoio de alguns parceiros. 

Durante todo o ano de 2015, jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba participarão de diversos projetos educacionais e culturais, totalmente gratuitos. São eles: 

Mentoring – visa à troca de experiências e orientações entre um profissional experiente e o jovem que está iniciando a sua trajetória profissional. Além da integração, serão abordados temas como: ética pelo exemplo, habilidades pessoais, competências para o mercado, análise de carreira, competência mobilizadoras e feedback.

Curso de inglês – o curso proporcionará o domínio do nível básico do idioma. E será realizado em parceria com a Excellent Global. 

Cidadania Digital – tem o objetivo de ensinar dicas de utilização do Pacote Office para criação de planilhas de planejamento orçamentário e elaboração de currículo, estratégias de pesquisas na internet de temas do interesse do público e apresentação de relação de sites de diferentes segmentos como cursos gratuitos, receitas, livros digitais públicos, entre outros. Esse projeto é estendido para os familiares dos jovens da Formação para o Mundo do Trabalho.

Educação Financeira – auxilia e dá dicas aos jovens de como organizar as finanças e planejar o futuro, já que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho. 

EducAÇÃO – levar conhecimento para jovens envolvendo 4 temas: Graduação, Vestibular, Mercado de Trabalho e Atualidades.

Oficinas de Arte e Cultura – desenvolveráhabilidades em dança, teatro, violão e canto. No decorrer das oficinas, os jovens receberão a visita de profissionais que lhe darão noções básicas de iluminação, figurino, cenário e diversos outros detalhes importantes para a produção de um espetáculo.

Ações assim ajudam a diminuir criminalidade e os índices de violência, cenário muitas vezes presente na vida do jovem. A grande vantagem destes projetos é ser tão acessível ao jovem e proporcionar um novo leque de oportunidades” - Mateus Amaral, 23 anos, integrante da oficina de dança em São Paulo.

Todos nós temos sonhos e objetivos de vida. Com a palestra pudemos entender que eles podem ser alcançados, basta ter determinação e motivação” - Josué Pedrosa, 15 anos, participante do projeto EducAÇÃO.

Segundo Danielle Cristina, coordenadora da Formação Para o Mundo do Trabalho, a participação dos jovens nestes projetos mais segurança aos jovens, além de melhorar a comunicação e desenvoltura. “Os cursos instrumentais, as oficinas de artes e o workshops de Educação Financeira têm agregado o nosso currículo do curso de Formação para o Mundo do Trabalho e cumprido com a diferença na formação de nossos jovens! Estamos felizes com a oportunidade que hoje podemos oferecer ao nosso público!”.

Essas iniciativas são um diferencial no currículo dos jovens e uma característica essencial para ingressar ou conquistar melhores vagas no mercado de trabalho.

Além destes novos projetos, o Espro desenvolve anualmente o De Olho no Futuro, evento no qual os Jovens Aprendizes do Espro de todo o Brasil, têm a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diversas áreas e formações, por meio de um ciclo de palestras e rodadas de discussões. Realiza também o RYLA – Prêmio de Liderança Juvenil promovido pelo Rotary Club –  em que os jovens de diversas regiões do Brasil, são estimulados a desenvolver projetos que impactam em uma comunidade ou a sociedade como um todo. São avaliados por uma banca julgadora e os melhores ganham a participação em um workshop sobre liderança, com palestras sobre temas como saúde, empreendedorismo, meio ambiente e redes sociais.

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)