Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3367-9976
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Parceria entre Espro e Feac cria o “Espaço Juventude” para Aprendizes

14 de abril de 2016

No dia 8 de abril, o Espro, em parceria com a FEAC - Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, inaugurou o “Espaço Juventude”, um local destinado aos Aprendizes da instituição que tem como objetivo contribuir, de forma significativa, para a interação e estímulo à criatividade.O projeto foi idealizado por 22 jovens da instituição, entre 16 e 18 anos, e teve como articuladora a consultora em Educação Social, Vanessa Cristina Dias. “Essa concretização é um pequeno exemplo do que a juventude pode fazer pelo seu espaço, quando conhece os caminhos para concretizar seus direitos e criar um mundo mais humano”, afirmou.

As atividades iniciaram-se em julho de 2015, com encontros quinzenais. Três temas principais foram escolhidos para serem aprofundados: Estatuto da Juventude, Diversidade e Aprendizagem Profissional. Para inseri-los ao primeiro tema, foi realizada uma visita ao Centro Cultural de Juventude (CCJ), na capital paulista.  A visita fez com que refletissem e apontassem a necessidade da construção de um ambiente que lhes proporcionasse momentos de convivência, com uma “cara” mais jovem. A partir disso, o grupo elaborou o “Espaço Juventude”. “O projeto foi recebido de braços abertos por toda a gestão. Estamos muitos felizes pela confiança que a FEAC depositou na instituição e, principalmente, por oferecer um espaço que o jovem se identifique”, contou Luana Grecci, gerente regional do Espro.

Já para Claudio Oliveira, superintendente Operacional do Espro, o local é uma grande conquista, não só para os idealizadores do projeto, mas por todos os Aprendizes que passarão pela instituição daqui pra frente. No evento de inauguração, Claudio também destacou a importância do trabalho em equipe “Juntos, os jovens puderam ter conhecimento de seus direitos e desenvolver atitudes de liderança. O resultado está acima das expectativas. Estão todos de parabéns”, ressaltou.

Também prestigiaram o evento de inauguração, Arnaldo Salvetti, Secretário de Trabalho e Renda de Campinas; Lincoln Cesar Moreira, Lucilene Gomes e Joyce Setubalda FEAC; além de Nilvana Cunha, Thiago Bigi, Lara Denis, Isabela Oliveira e Renato Sigoli, da empresa Elektro.

Sobre o projeto Espro e FEAC

A parceria firmou-se pelo propósito da FEAC de ampliar a atuação dos jovens em políticas públicas de juventude. Por meio de reuniões do Grupo de Trabalho Interinstitucional, foi constituído um Projeto Piloto, no qual quatro instituições seriam escolhidas de acordo com o segmento de sua atuação: educação, assistência social, cultura e trabalho. O intuito é criar espaço para desenvolvimento de experiências dos seus públicos por meio de atividades interativas e disponibilização dos recursos como TV, datashow, jogos de tabuleiro, rede Wi-fi, simulações teatrais e dinâmicas. 

Vem aí, a 8ª edição do De Olho no Futuro

12 de abril

De 16 a 20 de maio, acontece a 8ª edição do De Olho no Futuro, um projeto em que profissionais de diversas áreas compartilham com os Jovens Aprendizes as experiências, curiosidades, realidades, entre outros pontos relacionados à carreira profissional. A ação, caracterizada pelo protagonismo juvenil no qual o próprio jovem convida o palestrante, acontece em todas as filias do Espro e também nos polos regionais.

Os convidados apresentam aspectos de sua área de atuação e temas atuais sobre o mundo do trabalho, como perfil do profissional, novas profissões, flexibilidade, resiliência, além de histórias inspiradoras.. Assim, com relatos práticos, o De Olho no Futuro promove um momento de reflexão sobre o contexto contemporâneo no qual o jovem está inserido, contribuindo para a tomada de decisões com relação à sua carreira.

Em 2015, cerca de 10 mil jovens participaram do projeto e receberam palestras de 600 profissionais renomados sobre mais de 200 profissões. “A iniciativa é excelente e certamente inspira os jovens a buscarem cada vez mais o caminho do trabalho honesto, da ética e dos valores do bem”, afirma Débora Oliva, gestora da empresa Merck Brasil.

Cada Aprendiz deve indicar um palestrante. Fale com o seu Jovem e participe do projeto contando a sua trajetória profissional. 

*Em Campinas e em todos os polos que respondem a essa filial, a ação será realizada de 30 de maio a 3 de junho.


Se você ainda não é parceiro do Espro e quer palestrar para os jovens, mande um e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Aproveite e conheça o Programa Jovem Aprendiz. 

 

24/Mar - O #deolhonofuturo está em cartaz!

Para comemorar 37 anos de formação e inserção dos jovens no mundo do trabalho, o Espro – Ensino Social Profissionalizante lança, nesta quinta-feira, dia 24 de março, o Programa De Olho no Futuro, uma série de vídeos voltada para aqueles que buscam o primeiro emprego, mas têm muitas dúvidas de por onde começar. O episodio inicial é “Como procurar emprego?”, composto por diversos vídeos curtos. Em tempos de crise e desemprego, tem destaque o candidato que se prepara melhor e a Internet é uma forte aliada neste propósito, sendo o Youtube a segunda maior plataforma de buscas no mundo.

Por isso, o Espro tem utilizado desta ferramenta para consolidar a missão. Durante todos estes anos, além da Formação para o Mundo do Trabalho e Programa Jovem Aprendiz orienta os jovens de como conseguir a primeira oportunidade, os vídeos foram criados justamente para isso. “Sempre De Olho no Futuro dos jovens, pensamos nesta série, que tem a linguagem e dinâmica deles. Queremos facilitar para quem está começando, pois eles conseguem ter a informação de maneira rápida e objetiva”, conta o superintendente executivo do Espro, José Eduardo Carmagnani.

A apresentadora é Gabi Flores, ex-Jovem Aprendiz do Espro e participante das Oficinas de Arte e Cultura que responderá às principais dúvidas sobre como procurar, como se comportar, o que vestir como elaborar currículo, entrevista, entre outras. “Acredito que os vídeos serão mais um caminho para a instituição poder transmitir aos jovens, boas informações de forma interativa e ainda mais dinâmica. E fazer parte deste projeto pra mim tem sido uma experiência bastante proveitosa e sem sombra de dúvidas repleta de aprendizados”, revela.  

Os primeiros temas disponibilizados no Canal Oficial do Espro no Youtube serão:

•Qual é o melhor lugar para conseguir o primeiro emprego?

•Qual é a idade ideal para buscar o primeiro emprego? 

•Como eu devo elaborar o currículo para apresentar para a empresa?

•Eu moro em São Paulo, eu devo procurar emprego só na minha região ou eu posso expandir para outros lugares?

Para quem ainda tiver dúvidas, o Espro disponibilizará material complementar no portal. O jovem  poderá baixar e utilizar o material para se preparar para o processo seletivo.

Estes são apenas os primeiros episódios, a instituição continuará alimentando o Canal no Youtube e o portal com as dicas sobre diversos temas, baseada em dúvidas reais dos jovens desta faixa etária.

O Espro faz 37 anos e continua com o seu propósito de Educar, Transformar e Incluir jovens por todo Brasil e desde seu surgimento já atendeu mais de 154 mil jovens. Os vídeos são apenas o primeiro passo, muitos poderão consultar o material e indicarão para outros, neste sentido a causa da instituição estará disseminada e muitos outros jovens terão suas vidas transformadas.

Quer ver os vídeos? Acesse o Canal do Espro no Youtube e aproveite.

 

Espro participa do Fórum Gaúcho de Aprendizagem

4 de abril

No dia 30 de março, o Espro Porto Alegre participou da reunião do Fórum Gaúcho de Aprendizagem, que aconteceu na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Previdência Social do Rio Grande do Sul. 

Na ocasião foram apresentados os trabalhos realizados pelo Fórum no Estado, o lançamento da 2ª edição da Revista Aprendiz e discutidos assuntos sobre a Lei da Aprendizagem, a validação e revalidação de cursos por parte do Ministério do Trabalho e Previdência Social, no qual foi sugerido 

O evento contou com a presença de Lívia Menna Barreto, gerente regional do Espro e membro da coordenação do fórum, Cláudio Pereira Superintendente do Trabalho e Previdência Social do RS, além de outros membros da coordenação do Fórum.

 

16/Fev - Pesquisa de Satisfação: 90% das empresas aprovam o Espro

16 de fevereiro de 2016

Durante os meses de novembro e dezembro de 2015, o Espro aplicou a Pesquisa Anual de Satisfação às empresas parceiras da Aprendizagem. 

Ao todo, 423 empresas participaram da pesquisa, sendo que 90% estão satisfeitas com o Espro e 79% aprovam o perfil dos jovens. Confira outros resultados: 

Além disso, 80% das empresas entrevistadas empregam até 50 Aprendizes. A LG é uma delas, que implantou o programa de Aprendizagem em 2010. Durante o processo de contratação, os gestores aproveitam essa oportunidade para participar e escolher o Aprendiz que tenha o perfil mais adequado para atuar em suas respectivas áreas. Eles também passam por um treinamento de preparação para receber de forma correta os Aprendizes.  Para a área de Recursos Humanos da empresa, a transformação da sociedade só é possível pela Educação e o Jovem Aprendiz é a oportunidade perfeita para jovens que não têm acesso a cursos e outras formas de capacitação e preparação para o mercado de trabalho. Pelo Programa,milhares deles podem batalhar por um futuro com melhores condições.”

A satisfação das empresas nos demonstra que a busca diária pela excelência e transparência – valores do Espro – são, sem dúvida, o norte para a melhoria contínua.

 
Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)