Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

27/Fev - Agendamento de entrevista para o programa pode ser feito pela intenet

Ficou mais fácil  para os jovens conquistarem o seu primeiro emprego. O Espro, sempre promovendo a inserção de jovens no mundo de trabalho, agora disponibiliza agendamento online da primeira etapa do processo seletivo.

É simples: todos os dias, às 9h e às 13h30, acontecem a primeira fase do processo de Triagem e Encaminhamento em São Paulo. Agora, ao se cadastrar no portal da instituição, o jovem poderá selecionar qual o melhor dia e horário para comparecer no Espro para participar da entrevista.

A nova ferramenta visa otimizar o fluxo de comunicação da instituição com os jovens e agilizar os procedimentos de contratação.

25/Fev - Primeiro Treinamento Nacional de Instrutores 2015

No dia 23 de fevereiro, aconteceu mais um Treinamento Nacional de Instrutores do Espro, que tem como objetivo motivá-los e mostrar a importância que eles possuem na formação profissional dos jovens. 

Apresentar um contexto da empresa dentro da sala de Atividade Teórica, de maneira dinâmica e atrativa é um dos desafios dos instrutores, devido a grande competição com a tecnologia. Mas oferecer um  mix de recursos onde serão incluídos textos e áudios interativos, gravações, vídeos, hipertextos, simulações, jogos e estudos de caso, ensino à distância, orientação pessoal entre outros, pode ser uma boa solução e é isto é o que Espro tem incentivado os instrutores a utilizar cada vez mais.

No período da manhã, o treinamento foi sobre “O papel do instrutor na metodologia vivencial”. O Espro acredita que a educação profissional deve ser flexível, com atividades centradas no perfil profissional desejado pelos jovens, explicações e valorizam de exercícios, conexão da prática com a teoria e acompanhamento orientado.

Andrea Primerano, Coordenadora de Projetos Educacionais e Material Didático, também abordou a metodologia de Kolb, com o objetivo de cada instrutor identificar de que forma eles aprendem e replicar isto aos jovens “Quando a gente sabe as maneiras de aprendizagem, é mais fácil nos desenvolver e passar conhecimento”.

Já no período da tarde, o tema foi livre para que cada filial escolhesse o assunto que achasse mais pertinente. Na matriz, a equipe do programa de Aprendizagem, recebeu treinamento sobre alinhamento de processos administrativos e educacionais, e a turma de Formação Profissional participou de uma oficina de tecnologia educacional. 

“A cada treinamento temos resultados cada vez mais positivos, pois promovem autoconfiança, espírito de grupo e maior satisfação com o trabalho”, garante Ede Maciel, coordenadora do programa Jovem Aprendiz. 

 
 

23/Fev - Rotary Club: 110 anos servindo a sociedade

Considerado o clube mais antigo de prestação de serviços sociais e humanitários do mundo, o Rotary Club Internacional completa 110 anos hoje, 23 de fevereiro.

Uma das ações de grande sucesso do Rotary Club foi a fundação do Espro – Ensino Social Profissionalizante: criado pelo Rotary Club São Paulo, que este mês também assoprou as velinhas de 91 anos, além de mais cinco clubes da cidade.

Há também o Rotaract Club, programa que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado em 1968, ele é formado por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos e tem como lema "Companheirismo através do serviço".

Nickson Araújo, de 23 anos, compõe o Rotaract Recife Espro há quatro anos e atualmente atua na Comissão de Fundação Rotária. “É muito gratificante participar do Rotaract e saber que, por meio da gente, muitas vidas são transformadas”, afirma. 

 

Para saber mais sobre o Rotary Club e todos os seus projetos, clique aqui

25/Fev - Competição Technovation Programaê chega ao Espro

jovem-aprendiz-technovation-programae

A ONG americana Iridescent apresentou nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, para as jovens do curso de Formação Profissional do Espro, o Technovation Programaê, maior competição do mundo para meninas em tecnologia e empreendedorismo. 

O programa, que começou em 2010 na Califórnia, consiste na formação de grupos de três a cinco adolescentes, de 14 a 18 anos, que, juntas, devem criar um aplicativo para solucionar um problema da cidade ou região em que moram. 

Totalmente gratuito, os grupos recebem aulas online, além de terem todo o apoio e instruções de uma mentora. “No curso, elas aprendem desde ‘como ter uma ideia’ até ‘como adaptar esta ideia a um aplicativo, além de técnicas de programação”, explica Natália Goes, vencedora da competição em 2013. 

Durante a apresentação às jovens do Espro, Natália, que hoje é embaixatriz da disputa, contou que apenas 10% das pessoas que atuam no mercado de Tecnologia são mulheres. “Esta área é muito poderosa e oferece muitos recursos. Queremos mudar o estereótipo de que é um setor voltado aos homens. As mulheres são as maiores consumidoras de tecnologia e para deixá-las à vontade, a competição é voltada a elas”.

 

 

O prêmio

Os 10 grupos finalistas de todo o mundo viajam para o Vale do Silício, na Califórnia, para apresentarem seus aplicativos para investidores na final mundial, e concorrem ao prêmio de U$10.000 dólares e suporte para finalizar e lançar o aplicativo no mercado. Além disso, passam a fazer parte de uma rede de contatos e recursos que as ajudará a seguir a trajetória empreendedora.

Os critérios de avaliação são originalidade, poder de alcance, transformação social, código do app, plano de negócios e a apresentação do projeto. 

Seja uma mentora

Além das estudantes, o projeto também envolve as mentoras, que darão auxílio e inspiração aos grupos. A partir de 19 anos, mulheres profissionais em tecnologia, engenharia, negócios, marketing e/ou empreendedorismo podem se cadastrar e participar do programa. Ao ser uma mentora, é necessário dedicar-se ao grupo de 1 a 2 horas por semana, até abril de 2015. 

Valéria Cristina Caetano de 31 anos é engenheira elétrica e já se cadastrou. “Estou montando um negócio online e acredito que poderei ajudar estas meninas. Além disso, quero ter mais contato com esta nova geração”, declara ela. 

Programaê!

O “Programaê!” é uma ação da Fundação Lemann e da Fundação Tefefônica que promove um movimento para aproximar a programação do cotidiano dos jovens e crianças no Brasil. O site do projeto  é  o http://programae.org.br  e atua com duas frentes principais: de mobilização em torno do tema e de ensino e aprendizado de programação de fato, em escolas, ONGs ou clubes de programação.

Para ensinar a programar são disponibilizadas ferramentas online, gratuitas e totalmente traduzidas para o português, como Scratch, Codecademy e Khan Academy, dentre outras. A parceira oferece também formação para quem quer ensinar programação e facilita pontes para programadores experientes apoiarem monitores e professores.

 

 

23/Fev - Aproveite o começo de ano! Indique seus conhecidos para os programas do Espro!

 

jovemaprendiz_formacao

O Espro – Ensino Social Profissionalizante capacita e insere mais de 22 mil jovens ao ano pelo curso de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho e pelo Programa Jovem Aprendiz. Eles têm a oportunidade de desenvolvimento profissional e transformação de vida. Se você tem conhecidos de 18 a 22 anos indique- os para os programas do Espro.

Para participar, basta pedir para que eles se inscrevam pelo Portal do Espro, em Formação Profissional para o Mundo do Trabalho ou Programa Jovem Aprendiz.

Os panfletos e cartazes para a divulgação dos programas podem ser solicitados pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Divulgue esta campanha!

 
Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)