Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Brasília Tel. 61 2026-1111
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

25/Ago - Espro marca presença na EXPO ABRH com o seu Programa Jovem Aprendiz

jovem-aprendiz-conarh

O Espro participou do 40º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), considerado o maior congresso do setor na América Latina. O evento ocorre entre os dias 18 e 21 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo. 

Com um estande na Expo ABRH, feira para visitação gratuita que acontece em paralelo ao Congresso, o foco do Espro neste evento foi apresentar a sua atuação no programa Jovem Aprendiz, que capacitou cerca de 18 mil jovens em 2013. Além disso, os consultores esclareceram dúvidas e apresentaram às empresas como elas podem otimizar a realização do Programa envolvendo os tutores e desenvolvendo ainda mais estes jovens.

O superintendente Geral do Espro, Jacques Metadier, destaca que a Aprendizagem é uma das formas de iniciação no mundo do trabalho, que valoriza a formação do futuro talento. “Por tratar-se de um evento da área de RH, é muito grande o nosso interesse em divulgar as vantagens e características do programa dentro das empresas”, afirma. Durante o evento, Jacques deu entrevista para a rádio Estadão e para a revista Gestão RH.

 

Baseado nos seus 35 anos dedicados à capacitação e inserção de jovens, o Espro participa do CONARH há seis anos. A instituição possui sede no centro de São Paulo e sete filiais para atender toda a demanda nacional, localizadas estrategicamente nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Brasília e Campinas, além de 64 polos regionais.

20/Ago - LG promove formatura de Aprendizes

A empresa parceira LG realizou na terça-feira, 19 de agosto, a formatura de seis jovens Aprendizes que participaram do programa durante os últimos 15 meses.

No evento, cada jovem fez uma apresentação sobre a trajetória dentro da empresa. Franciele Muniz de Souza de 19 anos, por exemplo, atuou nas áreas de Recursos Humanos, Logística e Cobrança e finalizou o programa mais responsável e focada em seus objetivos “Aqui, aprendi a importância do crescimento profissional e pessoal. A saída significa o fechamento de um ciclo mas a oportunidade de muitos outros serem abertos”, afirma.

Emocionada, a jovem agradeceu o apoio dos pais e de Gabriela Lemes, colaboradora que implantou o programa Jovem Aprendiz na LG. “Acompanhar e ver a evolução dos jovens é muito gratificante. Este é só o início da carreira que eles estão construindo, pois tenho certeza que eles estão prontos para concorrer a outras oportunidades”, garante Gabriela.

Atualmente, o programa é coordenado por Andreia Babicsak. “Nós valorizamos o desenvolvimento do jovem. Conforme a evolução do programa, o Aprendiz se torna responsável por atividades mais importantes complexas, preparando-os para atuar em qualquer empresa e servindo de exemplo para outros jovens”.

 

Com a finalização do contrato destes jovens, 25 novos Aprendizes foram contratados pela LG.

12/Ago - Espro participa do III Seminário de Aprendizagem Profissional do RS

jovem-aprendiz-fogap

No dia 6 de Agosto de 2014, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre/RS, aconteceu o III Seminário de Aprendizagem Profissional do Estado do Rio Grande do Sul, com abertura às 10h e a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e do superintendente Geral do Espro, Jacques Metadier.

O Seminário é uma ação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS (SRTE/RS) e do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP), constituído por instituições qualificadoras e empresas que realizam Aprendizagem profissional conforme a Lei 10.097/2000.

O evento teve como objetivos: apresentar a lei da Aprendizagem e discutir sua importância e contribuição social como política pública reunindo diferentes órgãos governamentais; divulgar a Aprendizagem profissional no âmbito da administração pública e relatar experiências de Aprendizagem no âmbito privado, público e filantrópico. 

Para Jacques, a participação do Espro nesta ação proporcionou visibilidade à instituição diante de públicos relevantes, contato com outras entidades certificadoras e novas oportunidades de atuação “O Espro foi visto como um dos principais articuladores do evento, graças ao desempenho que a gerente Lívia Barreto o consultor de Marketing e Relacionamento, Rudimar Anghinoni já realizam diante do Fórum”, afirma.

 

13/Ago - Espro disponibiliza EAD para jovens e empresas

Os cursos de Educação a Distancia do Espro agora estão disponíveis para todos os nossos jovens Aprendizes e empresas parceiras. São eles: 

- Aspectos Legais da Aprendizagem

- Gestão do Tempo

- Matemática Financeira

- As Quatro competências ESPRO – Flor Maravilhosa

- Negociação

- Gestão de Equipes

Além desses, os jovens também poderão realizar todas as Competências Essenciais da instituição e o curso de Língua Portuguesa. O acesso poderá ser feito pelo Canal Empresa.

Com a Educação a Distancia é possível levar conhecimento e capacitação profissional a um número ainda maior de pessoas. Para Carlos Eduardo Pereira, gerente de Desenvolvimento Organizacional, “essa ferramenta também oferece rapidez, aulas mais atrativas e certificado autenticado, além de  possibilitar o desenvolvimento de competências”, afirma.

 

04/Ago - Espro renova e conquista novas parcerias (2)

Aon, HSBC e Cyrela levarão transformação para mais de 1.400 jovens em todo o país com apoio  do Espro.

No primeiro semestre de 2014, o Espro comemorou a chegada de nova parceria que irá contribuir para a transformação nas vidas de jovens em todo o país. A empresa Aon firmou contrato em fevereiro e já formou uma turma de 15 Aprendizes, em São Paulo. Já Cyrela e HSBC continuam apoiadores e vão capacitar, respectivamente, 600 e 810 jovens, em diversas regiões, por meio do Programa Formação para o Mundo do Trabalho. O Espro na Sua empresa conversou com representantes de alguns deles para conhecer um pouco mais sobre as práticas de cada uma e expectativas com o projeto. 

No dia 13 de junho, o Instituto Aon comemorou a formação da primeira turma. Em São Paulo, 15 alunos receberam certificados com direito a cerimônia de formatura e todos   foram encaminhados para entrevistas em empresas com intermediação do Espro. “Buscávamos um parceiro que tivesse networking com escolas e uma grade curricular adequada para ser aplicada a nossos projetos. Foi então que chegamos no Espro que teve papel fundamental na identificação e triagem dos jovens, a partir das habilidades dos profissionais específicos e capacitados para tal”, comenta Fábio Ursaia, diretor-presidente do Instituto Aon

O executivo ainda comenta que uma nova turma passará pela capacitação, no segundo semestre e que em 2015, a empresa dará continuidade ao projeto, porém ainda focado na capital paulista. A expectativa é aumentar o número de alunos por turma passando de 15 para 25. “Estamos muito contentes com a parceria. A iniciativa do Espro, nas ações para a inserção de jovens no mercado de trabalho é fundamental, pois a instituição detém todo o know how na identificação, triagem dos jovens para colocá-los em programas como os da Formação para o Mundo do Trabalho e seu encaminhamento para participar de processos seletivos nas empresas”, afirma Ursaia. 

Oportunidades em outras capitais: Cyrela e HSBC apostam em novas turmas para 2014

Por meio de uma pesquisa realizada no site do Instituto Cyrela, no final de 2013, o Espro percebeu uma identificação da entidade com sua missão e apresentou a proposta do projeto de capacitação de jovens. Na ocasião foi aprovada e a empresa apoiou duas turmas, sendo uma no Rio de Janeiro e outra São Paulo como teste. Em seguida, novas foram formadas e com abrangência nacional. “Nós avaliamos os indicadores e, a partir dos resultados, optamos em ampliar a quantidade de turmas, no ano passado mesmo. Aplicamos um ‘plano piloto’ e gostamos muito do que nos foi entregue”, afirma Rafael Marques Alves, do Instituto Cyrela. Ele ainda comenta que a empresa acompanha todos os passos dos jovens, até o dia da formatura, ocasião em que são perceptíveis a mudança de comportamento, transformação e ainda o carinho que todos sentem pelos instrutores. 

Segundo Alves, o planejamento para 2014 inclui cidades onde a Cyrela tem atuação intensa e parceiros locais e regionais como São Luís (MA) e Belém (PA). “A nova abrangência será um desafio para o próprio Espro, uma vez que a instituição ainda não tem unidades nestes locais. O trabalho realizado pelo Espro é fundamental e gera o que chamo de ‘valor compartilhado’, pois concilia o interesse dos jovens em trabalhar e iniciar carreira profissional com a necessidade e demandas das empresas e Poder Público e ainda contribui para o resgate da cidadania da família”, ressalta. Para a nova fase da parceria serão atendidos 600 jovens, com turmas distribuídas nas cidades de Belém (PA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP). 

HSBC identifica excelência nos resultados do Espro 

Criteriosos no processo de seleção de projetos – antes realizado por licitação e agora por meio de carta-convite – o HSBC foi motivado a expandir a capacitação para mais oito municípios, em 2014, a partir do primeiro resultado da parceria com o Espro. “Precisamos ter certa cautela na escolha da instituição, assim como na prestação de contas e resultados, uma vez que 100% dos recursos investidos no projeto provém de doações de clientes que confiaram no Instituto para devidos fins. Por isso buscamos uma instituição com boa reputação e atuação e identificamos o Espro. Investimento social também deve ser tratado com rigor, assim como o nosso negócio”, explica a superintendente executiva de Sustentabilidade do Instituto HSBC Solidariedade, Linko Ishibashi.

Estão previstas novas turmas nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Sorocaba que juntas irão somar mais de 800 jovens sendo preparados para o mercado de trabalho. “Nossa expectativa é de que o recurso possa beneficiar os jovens e, consequentemente as respectivas famílias. O objetivo é prepará-los, mas precisamos trabalhar para que sejam inseridos no mercado. Alguns já estão trabalhando no HSBC e contamos com a rede de relacionamento do Espro para que os demais sejam absorvidos pelos mercados locais”, conclui Linko. 

 
Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)