Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 2107-0500
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Executivo fala de carreira e autografa livro para jovens do Espro

O executivo e escritor Theunis Marinho participou de um bate-papo com os Jovens Aprendizes do Espro- Ensino Social Profissionalizante, da unidade Centro 1, na FECAP São Francisco, no dia 12 de junho.  Além de falar sobre a trajetória profissional, ele entregou e autografou o livro Sonhar Alto, Pensar Grande, doados pelo Instituto Aon.

Durante a conversa, Theunis, que é presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – SP), fez questão de apontar as dificuldades e conquistas de toda a carreira. Para ele, é importante ter o contato com os jovens e relatar as experiências vividas “eles vão se ver na minha pessoa, considerando a minha origem e o meu passado. Vão imaginar, esse cara sou eu”, conta o executivo.

Os livros, doados pelo Instituto Aon, foram destinados aos jovens com melhor desempenho nas Atividades Teóricas. Uma das escolhidas foi a Caryn Aparecida dos Santos, de 17 anos, que absorveu muito bem os ensinamentos do Theunis. “A pertinência, o não desistir e ser resiliente, então vou levar isso, além do foco, a determinação e nunca deixar que o sucesso suba à cabeça. Lembrar sempre das raízes e da minha essência”, comenta. 

Para todos os jovens, Theunis deixa um belo ensinamento. “Uma das grandes coisas que faz a diferença em um ser humano é não desistir dos seus sonhos, mas tem muitas pessoas que desistem muito rápido e a vida cobra isso lá na frente. Tem que fazer agora e sempre acreditar, quando perder, perca com hombridade, com humildade e pense que na próxima você vai ganhar, então não desista, porque a vida é uma grande batalha ”, revela.

Sobre Theunis Marinho

Theunis Marinho é executivo e trabalhou por mais de 28 anos no grupo Bayer. Durante 20 anos atuou no Brasil, em que foi presidente da Bayer Polímeros S.A., diretor-geral de Finanças e Administração e diretor de Recursos Humanos na Bayer S.A.  e nos outros mais de 8 anos,  trabalhou na Alemanha, onde exerceu os cargos de gerente de Produtos na Divisão de produtos Agroquímicos e como Business Unit Manager da Unidade de Negócios Óxido de Ferro. É membro do conselho de administração de empresas, com formação pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), atua como coach e mentor para CEOs, com formação pelo Erickson College e ICI-Integrated Coaching Institut. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH – SP).

Sobre o livro Sonhar Alto, Pensar Grande

"Aos 29 anos, quando ia assumir a área de Recursos Humanos da Bayer S/A, tornando-se o primeiro brasileiro a sentar-se numa cadeira de diretoria da grande multinacional alemã, Theunis aprendeu com um amigo, a "jamais ser o coelho da caçada". A fábula ele reconta aqui, enquanto traça seu caminho em direção ao topo do Everest Corporativo. E conta também, de maneira saborosa, sua trajetória vitoriosa numa empresa de cultura rígida - onde descobriu, logo de cara, que não conhecer o significado da palavra Grundlagen o impediria de fazer carreira na Bayer. Curioso e obstinado, adivinha se Theunis não foi aprender o idioma de Goethe, que iria abrir-lhe as portas e revelar-lhe as entranhas, as intrigas e as engrenagens de poder de uma das mais importantes companhias do mundo? Neste Sonhar alto, pensar grande o autor revela desde o Grundlagen da multinacional até a história de superação da família; da dureza da vida na mineira Alto Rio Doce às lições aprendidas no dia a dia da profissão; do convívio familiar num país gelado à "tradução inventada", perante um tribunal alemão, para salvar da condenação um jogador de futebol. Generosamente nos mostra o coração e compartilha com o leitor os percalços até o sucesso, além de esmiuçar, e dividir conosco, todo o processo de aprendizagem que o levou ao topo. Mas, sobretudo, nos oferece, literalmente de bandeja, tudo o que a vida lhe ensinou. Para sensibilidades atentas, uma aula completa - mas com sabor de aventura". - Ignácio de Loyola Brandão.

 

 

 

Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)