Espro - Ensino Social Profissionalizante

Educa, Transforma, Inclui.

São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174

  • São Paulo (Matriz) Tel. 11 2504-1174
  • Rio de Janeiro Tel. 21 3513-6400
  • Belo Horizonte Tel. 31 3506-1900
  • Brasília Tel. 61 3226-1512
  • Curitiba Tel. 41 3075-2750
  • Recife Tel. 81 3424-8166
  • Salvador Tel. 71 3027-5023
  • Campinas Tel. 19 3722-0004
  • Porto Alegre Tel. 51 3085-5707
Início do conteúdo

Oficinas de arte

  • Jovem Aprendiz - Oficinas Arte - Teatro

Formar profissionais criativos, proativos, com habilidades e competências que propiciem a atuação social e a inserção no mercado de trabalho.

Esta é a proposta das Oficinas de Arte e Cultura do Espro, que oferecem aos jovens dos programas Formação para o Mundo do Trabalho e Jovem Aprendiz, aulas gratuitas de dança, música, interpretação e percussão corporal. No momento, os jovens participam apenas das aulas de Coral.

Inauguradas em 2008, as Oficinas de Arte do Espro tornam o jovem como elemento central da prática educativa do projeto. Ele é incentivado a participar de todas as etapas das atividades, desde a elaboração, produção até a execução. 

Últimas edições

Começou em maio a temporada 2015 das Oficinas de Arte e Cultura do Espro.  Em São Paulo acontece Teatro,  Dança, Canto e Violão. Em Curitiba, Teatro e Dança. No Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Dança. Espetáculos encerrarão as atividades em todas as localidades entre os meses de novembro e dezembro. Mais de 200 jovens estão se beneficiando deste aprendizado de forma totalmente gratuita.
Para a retomada e realização das Oficinas de Arte e Cultura, o Espro contou com o apoio de uma grande instituição bancária e toda a produção das apresentações está sendo trabalhada em parceria com a Humanize Produções que, além de disponibilizar uma equipe de produção e um assistente de direção exclusivo para o acompanhamento dos ensaios e preparação em geral dos jovens, também já está cuidado de detalhes como figurino, cenário e todos os itens da parte técnica e artística do espetáculo.
--

Em 2012, apresentado pelos Jovens Aprendizes do Espro, o espetáculo “Aventuras do Universo Literário” lotou o Theatro São Pedro, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de outubro. Em sua quarta edição, o espetáculo é resultado do trabalho realizado pela instituição com os jovens durante todo o ano e contou com mais de 140 jovens de 14 a 24 anos que participaram de aulas gratuitas de dança, música, coral, percussão corporal e interpretação.

A peça foi totalmente realizada pelos Aprendizes. Todas as músicas foram cantadas e tocadas por eles. Além de interpretarem, os jovens apresentaram números de dança no palco. O espetáculo trouxe personagens ilustres da literatura brasileira, que mostravam como as histórias nos levam a um mundo de imaginação, inspiração e criatividade. Antes do espetáculo, houve uma apresentação de três canções realizada pelo Coral formado pelos jovens do curso de Formação para Mundo do Trabalho.

 Coral Espro

Com diversos grupos das unidades Formação Profissional para o Mundo do Trabalho e Programa Jovem Aprendiz, o Coral do Espro incentiva a criatividade e desenvolvimento de habilidades artísticas

O maestro Jaconias Rodrigues ministra aulas uma vez por semana nas unidades onde acontece o curso gratuito de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho: Abrace Seu Bairro, André Franco Vive - Jd. Abril, Itaguassu, Lar Sírio e Instituto São Judas.

A presença em cerimônias de encerramento dos Programas de Aprendizagem do Espro faz parte do projeto de ampliar a atuação do Coral do Espro. Os jovens se apresentam também fora da instituição.

Aproveitando o clima natalino, o Coral do Espro – Ensino Social Profissionalizante se apresentou dia 17 de dezembro de 2013, a partir das 11h45, nas escadarias do Theatro Municipal de São Paulo, que contou com uma cobertura ao vivo de duas emissoras, TV Cultura, Rede Globo e uma matéria com a RIT TV. 


Os 350 componentes do Coral são das turmas de Formação Profissional para o Mundo do Trabalho e Programa Jovem Aprendiz e foram regidos pelo maestro Jaconias Rodrigues – o profissional que ministra as aulas de canto nas Oficinas de Arte do Espro. Entre as músicas cantadas, Então é Natal, Feliz Navidad e Um Sino Feliz.

A novidade deste ano é que, durante a apresentação no Theatro, jovens da instituição distribuíram balões para que os transitantes pudesem soltá-los após escreverem o que desejam para 2015 em um pedacinho de papel anexado à bexiga. 

A instituição reconhece a importância para o jovem em desenvolver atividades culturais e estimula a criatividade de forma integrada e multidisciplinar.


Fim do conteúdo (Clique neste link para voltar ao início do conteúdo) Voltar ao topo da página (Menu principal)